Fé, cultura e tradição marcam a festa de São Francisco em Monte Alegre
06/10/2025
(Foto: Reprodução) Imagem do padroeiro para a procissão de São Francisco
Reprodução/TV Tapajós
Em Monte Alegre, no oeste do Pará, a festa em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro do município, reuniu milhares de fiéis em um clima de fé, devoção e gratidão. Foram nove dias de celebrações intensas, que combinaram momentos religiosos, culturais e de confraternização, atraindo devotos de várias regiões do Estado.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsAp
Entre os participantes estava dona Dionísia Alves, aposentada que há quase uma década cumpre a promessa de comparecer à festa vestida com o hábito marrom de São Francisco. Ela contou que, após recuperar a visão em Belém, decidiu agradecer todos os anos. “já vai entrar pros dez anos de eu pagando essa promessa. Eu vou deixar de pagar essa promessa quando eu morrer.”, disse emocionada.
De longe também veio o aposentado Francisco Nunes, que enfrentou mais de 1,2 mil quilômetros de estrada desde Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, para participar do evento. “Mil duzentos e cinquenta quilômetros. Que vale a pena o sacrifício. Valeu a pena, vale a pena. Eu poderia fazer muito mais por uma causa justa.”, contou, destacando o valor espiritual da peregrinação.
O pároco Frei Gregory Joeright lembrou a mensagem de fraternidade deixada por São Francisco, autor do *Cântico das Criaturas*. Ele ressaltou que o exemplo do santo inspira os fiéis a viverem em harmonia com o próximo e com a natureza. “ele fala de uma fraternidade universal, chama o sol nosso irmão, do vento nosso irmão, a água nossa irmã, das estrelas, das luas e até a morte é nossa irmã”, afirmou.
O ponto alto da programação foi a tradicional procissão, que reuniu centenas de fiéis pelas ruas da cidade. O andor do santo foi acompanhado por uma multidão vestida de marrom, em um cortejo marcado por orações, cânticos e emoção. Ao final, a celebração seguiu com missa campal e uma noite de festa na Praça da Matriz.
A cantora Joelma encerrou a programação cultural das festividades com um show que levou o público ao delírio. A praça ficou tomada por fãs que cantaram e dançaram junto com a artista paraense até a queima de fogos à meia-noite.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região